Desenho do Matheus - Grupo VI

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Aprendendo e Brincando com Artes - grupo VI1

Nosso projeto tem como principal objetivo construir com as crianças um ambiente agradável e estimulador, explorando múltiplas linguagens.  Para tanto, optamos por utilizar como eixo básico das ações a arte e as diferentes técnicas de pintura.  Deste modo, pretendemos estimular a linguagem escrita, o lúdico e as interações.
Assim, no mês de novembro, planejamos uma atividade diferente. No refeitório projetamos na parede a imagem do quadro “Abaporu” (de Tarsila do Amaral) para que as crianças fizessem a releitura. Foi um momento agradável que despertou o interesse do grupo. E as crianças fizeram belos trabalhos.
EDUCADORAS: Hene Loo e Milene



SAIBA MAIS...

"Abaporu é um quadro em pincel sobre tela da pintora brasileira Tarsila do Amaral.
Hoje, é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 1,5 milhão, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995. Encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA). Abaporu vem dos termos em tupi aba (homem), pora (gente) e ú (comer), significando "homem que come gente"[1]. O nome é uma referência à antropofagia modernista, que se propunha a deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la ao Brasil. Foi pintado em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral para dar de presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Tarsila do Amaral valorizou o trabalho braçal (pés e mão grandes) e desvalorizou o trabalho mental (cabeça pequena) na obra, pois era o trabalho braçal que tinha maior importância na época."


Nenhum comentário:

Postar um comentário